"Exercitar uma forma interdisciplinar de teorizar e praticar educação demanda, antes de mais nada, o exercício de uma atitude ambígua. Tão habituados nos encontramos à ordem formal convencionalmente estabelecida, que nos incomodamos ao sermos desafiados a pensar com base na desordem ou em novas ordens que direcionem ordenações provisórias e novas." (Fazenda, 1997. p.13)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ivani Fazenda e Fernando Hernández

    Ivani Fazenda(2003), grande estudiosa da pedagogia, exalta em suas teorias a questão da interdisciplinaridade. Segundo a estudiosa a ambiguidade é o principio norteador da interdisciplinaridade, sendo ela uma visão ampla, uma diversidade, propondo que através de uma situação e problema a solução seja encontrada nesta ambiguidade. Fazenda acredita que a metodologia do professor deve passar um ensino significativo ao aluno, e que este consiga relaciona-lo ao seu ambiente socio- cultural. O ideal para a autora é a percepção de uma ligação entre as materias.
    Também pedagogo Fernando Hernández (1998), defende a reorganização do curriculo por projetos de trabalho e não pelas disciplinas, dizendo que as diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a conciência sobre o próprio processo de aprendizagem. Ele traz a teoria a transdisciplinaridade, e acredita que a escola deve ser globalizadora, formando individuos, sujeitos de sua propria hístoria. Permitindo que o aluno construa seus proprios conhecimentos. Segundo ele a transdisciplinaridade esta entre as disciplinas, pois permite que o aluno busque e construa seu proprio conhecimento. Deve-se considerar que os alunos chegam a escola com um conhecimento prévio, que precisa ser organizado e complementado.

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